Feira de Cultura

FEIRA DE CULTURA

A DIFUSÃO DO CONHECIMENTO PELA ARTE

Equipe de funcionários. Acervo CJB

Com o tema “Uma viagem pela história da música e seus gêneros” o colégio João de Barro encantou a comunidade escolar.

Por Lindiane Moreira
Redatora CJB

Ana Lúcia, fundadora do Colégio João de Barro. Acervo CJB.

No ano de 2023, os professores e os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – anos iniciais montaram as salas apresentando as principais características de alguns gêneros e ritmos encontrados pelo Brasil. Os alunos do 5º ano deram um show expondo a história da música, os diversos dispositivos tecnológicos criados ao longo das gerações e muitas curiosidades sobre a trajetória da música, além disso, mostraram a música preferida da família de cada um deles, por meio de um chaveiro com o QR code da canção e, também, montaram duas cabines para que todos pudessem desfrutar de um momento único explorando as músicas escolhidas. Eles apresentaram a exposição aos visitantes de uma forma rica e envolvente. A parte que o aluno Pablo (5º ano) mais gostou foi a de aprender sobre a linha do tempo da história da música. Ele fez uma bela apresentação sobre o assunto.

Cabine de músicas do 5º ano. Acervo CJB.

À esquerda, professora Andreia e alunos, à direita, o aluno Pablo. (5º ano) Acervo CJB.

O 4º ano ficou responsável pelo Disco, a professora e a turma transformaram a sala em uma discoteca, com direito ao Globo giratório e tributos à época da brilhantina e ao ícone Michael Jackson. Além da linda exposição, os alunos souberam falar muito bem sobre o tema.

Professora Marcilene e alunos do 4º ano e 2º ano A. Acervo CJB.

Com uma proposta diferente, o 3º ano expôs sobre o sertanejo, desde a raiz ao universitário. Com um clima muito agradável, boa música e lindos cenários, os visitantes puderam se deliciar ao ouvir os jovens alunos contando sobre cada item exposto. Inspirados na  canção da Paula Fernandes, intitulada Seio de Minas, os alunos pintaram lindos quadros sobre a letra. O tributo foi feito ao fundador do sertanejo, Cornélio Pires, com a canção Jorginho do Sertão.

Professora Luciana e alunos do 3º ano. Acervo CJB.
Aluno do 3º ano recebendo os visitantes. Acervo CJB.

O gênero abordado pelo 2º ano A foi o Rock, Elvis Presley foi o homenageado da vez, com direito a exposição de caricatura e trilha sonora do cantor, além, é claro, da exposição sobre a Jovem Guarda, que não poderia faltar.

Professora Marcilene e alunos do 4º ano e 2º ano A. Acervo CJB.

Para prestigiar os grandes músicos brasileiros, o 2º ano B falou sobre a Bossa Nova, com canções que sabemos cantar de cor e uma sala repleta de artes com ícones referência das mais belas canções do gênero.. As músicas preferidas da turma foram Barquinho, de Nara Leão; Wave e Garota de Ipanema, de Tom Jobim.

Professora Márcia e famílias do 2º ano B. Acervo CJB.
Professora Márcia, assessora Kelly e alunos do 2º ano B. Acervo CJB.

O 1º ano A apresentou sobre o forró, ritmo marcado pelo inconfundível Luiz Antônio Gonzaga, cantor homenageado na sala. Os alunos apresentaram a exposição, dançaram e se divertiram durante a apresentação. E, para finalizar as exposições do fundamental, temos o 1º ano B, com o Country americano, revivendo o cenário faroeste, com direito a cavalo e procurados. Foi uma exposição fantástica e muito criativa.

Professora Elenilza, supervisora Elaine Amorim, diretora Ana Lúcia e alunos 1º ano B. Acervo CJB.
Professora Andreia Fernandes e alunos do 1º ano A. Acervo CJB.

Os alunos do Ensino Fundamental e suas professoras fizeram um trabalho memorável, deixando todos impressionados com cada detalhe.

Trem da alegria, sala do maternal 3 e aluno. Acervo CJB.

A Educação Infantil deu um show na exposição, o maternal II falou sobre a música gospel, homenageando Aline Barros, especialmente com a canção Melô do coração. O maternal III proporcionou um espaço encantador e carregado de memórias, falou da música infantil, destacando as canções do Balão mágico, além de construir um cenário de tirar o fôlego. O 1º período A nos encantou com a arte gaúcha através das canções e exposições,tocando a música nativista gaúcha, a qual reúne diversos estilos dentro do tema. O 1º período B expôs sobre a Salsa, confeccionando instrumentos, recriando cenários e nos embalando no ritmo da Salsa, especialmente na voz de Célia Cruz. O 2º período A escolheu o Reggae, tratando como principal referência, Bob Marley, claramente, além de inúmeras exposições dos alunos e a recriação de cenários. Já o 2º período B falou de um ritmo que não poderia faltar, o Samba, especialmente na voz de Cartola.

Professoras das educação infantil e seus respectivos alunos. Acervo CJB.

Além de todas as exposições e apresentações nas salas, contamos com uma equipe de apoio que fez de tudo nos bastidores para que os professores e alunos brilhassem.

Equipe de apoio e bastidores da Feira de Cultura. Acervo CJB.
Nossa querida Ana Lúcia (à direita), fundadora do colégio e sua neta, nossa diretora administrativa, Mariana Menezes (à esquerda). Acervo CJB.

Alguns depoimentos das famílias sobre a nossa Feira:

Todas as fotos são do nosso acervo. São famílias do nosso colégio.

“Muito criativa, tudo feito com muito carinho. Amei e aprendi muitas coisas que não sabia.”

“Achei tudo muito caprichoso. Alunos, professores e a equipe toda estão de parabéns.”

“Vocês arrasaram na organização. Dividir as turmas em horários facilitou muito.”

“Encantadora!!! O que esqueci aprendi novamente com essa turma incrível!!”

“Linda, cheia de amor em cada detalhe.”

Assim, a festa foi um sucesso!! Durante e após a exposição, todos agradeceram e elogiaram o lindo trabalho feito na feira, a excelência do colégio foi afirmada em cada sala, cada trabalho exposto, em cada fala dos alunos e nos olhares apaixonados das crianças por poder mostrar, aos pais, seu trabalho e sua sala.

Painel principal da Feira de Cultura 2023. Acervo CJB.