Projetos Pedagógicos – Educação Infantil

Educação Infantil – 2º PERÍODO B

PLANTE UMA ÁRVORE

Professora Responsável – Júnia Maria do Espírito Santo Alonso

Ensinar a cuidar na natureza é um papel importante desempenhado pelo professor, e a primavera é uma ótima oportunidade para isso.

Aproveitando o dia da árvore e a chegada da nova estação, fizemos um lindo trabalho envolvendo a natureza, o amor, a alegria e a diversão.

Este projeto foi desenvolvido com o intuito de incentivar as crianças a plantarem uma, ou muitas, árvores, além de incentivar o amor e o cuidado pela natureza.

O processo

Primeiramente, tivemos uma aula sobre os cuidados com as árvores e falamos sobre o que elas necessitam para viver.

Eles aprenderam sobre os benefícios que as árvores trazem para a nossa vida e para a natureza.

Em seguida, as crianças tiveram um momento lúdico e prático sobre como plantar sua semente, eles se divertiram e aprenderam muito.

Após todo o processo, os alunos receberam um saquinho com as sementes para plantarem em casa.

Como o feijão cresce com facilidade e é perceptível ver todo seu processo de germinação, ele foi escolhido para a culminância do projeto.

O objetivo

Além de conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente para nossas vidas e ensiná-las a preservar e cuidar da natureza, objetivamos, por meio do projeto, ajudar no desenvolvimento motor infantil  de maneira a otimizar a movimentação e o equilíbrio, deixando as suas ações mais precisas, contribuindo com o melhoramento do desenvolvimento cognitivo e sensório-olfativo, uma vez que, as crianças recebem novos conhecimentos sobre a natureza, tocando, visualizando e, perceberam que podem comer o que plantam.