Projetos Pedagógicos – Ensino Fundamental – Anos Finais

ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS

MÍMICA DAS CLASSES GRAMATICAIS

Professora responsável – Lindiane Moreira

No decorrer do primeiro semestre os alunos estudaram diversas classes gramaticais, assim como as formas nominais dos verbos e seus modos. Para concluir o assunto, foi feito um trabalho de revisão com o objetivo de  aplicar o conteúdo, assim como assimilar o aprendizado, além de desenvolver nos alunos diversas habilidades socioemocionais.

Confira o processo a seguir.

• Divididos em equipes de estudo, os alunos discutiram as formas dos verbos e a aplicabilidade das classes de palavras estudadas até o momento.
  • Fizeram, juntos, a separação de diversas palavras pelo grupo ao qual pertenciam (verbos no modo imperativo, substantivos abstratos…)
  • Após praticarem e decidirem os códigos para cada grupo de palavras, eles brincaram de mímica para identificar as palavras e reconhecer as formas e classes de cada uma delas.

Eles foram divididos em dois grandes grupos, assim, enquanto um representante de cada encenava a palavra, os outros precisavam acertar, não somente a palavra, mas a classe ou forma a qual pertencia.

Assim, eles puderam efetivar o aprendizado por meio da ludicidade e compreender o uso das palavras em seus grupos por semelhança.

Além de desenvolver o aprendizado gramatical, as competências socioemocionais desenvolvidas foram

• a cooperação – no trabalhar em equipe e no colaborar para o ganho de todo o grupo, respeitando e acolhendo a colaboração de cada um;
  • responsabilidade – reconhecendo suas obrigações para com a sociedade (neste caso, seu grupo);
  • autoconfiança – ao reconhecer suas capacidades para realizar uma atividade.
  • comunicação – ao expressar sua opinião, ouvir o outro, considerar pontos de vista diferentes, assim como ser engajado e interessado na troca de ideias e no debate de opiniões, sempre respeitando o outro.

Confira os vídeos e as fotos a seguir:

Para conferir os vídeos, clique aqui.