Nossos Cursos

Educação Infantil

Na Educação Infantil, busca-se a integração do aluno através do desenvolvimento dos aspectos biológicos, psicológicos intelectuais e sócio-culturais, preparando-as para a continuidade do processo educacional, em termos de Ensino Fundamental.

A avaliação na Educação Infantil não se restringe a medir conteúdos aprendidos, o que se pretende é acompanhar o desenvolvimento da criança na sua capacidade de pensar e agir.

Segundo Piaget “o processo de construção do conhecimento acontece em etapas que evolui progressivamente por meio de estruturas de raciocínio que surgem com base em um mecanismo de adaptação do organismo a novas situações. É, portanto pelas próprias experiências que a criança constrói seu conhecimento.” Assim sendo cada um dos aspectos avaliativos abaixo é de fundamental importância para o desenvolvimento da criança.

A avaliação é realizada semestralmente pela equipe de professores e Coordenação pedagógica considerando os seguintes aspectos:

ASPECTO SÓCIO-EMOCIONAL: (Atitudes, hábitos e relacionamentos) Através das interações com o meio (colegas/professores/ambiente) a criança constrói sua identidade e autonomia. A mediação de tais interações favorece o desenvolvimento da autoestima e a formação do caráter e da personalidade.

ASPECTO COGNITIVO: (Linguagem Oral e Escrita, Sociedade e Natureza, Matemática). Quanto antes as crianças conhecerem a linguagem escrita, desenvolverem o raciocínio através de brincadeiras e desafios e passarem a elaborar os mais variados tipos de questionamentos sobre as coisas do mundo a sua volta, mais possibilidade de inclusão terão numa sociedade letrada.

ASPECTO PSICOMOTOR: (Artes, Educação Física, Musica e Atividades Direcionadas) Além de aperfeiçoar as habilidades, oferecer novos desafios, as atividades psicomotoras integram o aprendizado sensório-motor com o desenvolvimento afetivo e cognitivo da criança favorecendo a sua socialização.


Coordenador do Curso: Ana Lúcia Maia de Menezes / Elaine Maíra Amorim

Fundamental I

 No Ensino Fundamental criamos condições para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam os conteúdos necessários para construir instrumentos de compreensão da realidade e de participação em relações sociais, políticas e culturais diversificadas e cada vez mais amplas.

A avaliação no ensino fundamental assume uma dimensão formadora, que proporcionará aos alunos uma proposta educativa que seja adequada ás características de seu desenvolvimento e sua aprendizagem.

Neste contexto, a avaliação se configura como fonte de informação para formulação de práticas pedagógicas e os registros passam a incorporar referencias mais descritivas do desempenho dos alunos ao longo do processo, dando ênfase em progressões e não em rupturas.

A verificação do rendimento escolar obedece aos  criterio de avaliações contínuas e acumulativas do desempenho do aluno com prevalência nos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

Dinâmica do processo avaliativo:

 

– Trabalhos em grupos
– Trabalhos individuais
– Projetos
– Provas
– Teatros
– Aulas práticas
– Dinâmicas
– Relatórios
– Seminários
– Trabalho de campo

Coordenador do Curso: Ana Lúcia Maia de Menezes / Elaine Maíra Amorim

Fundamental II

No Ensino Fundamental II aprofundamos os conhecimentos introduzidos no Ensino Fundamental I e preparamos os alunos para o Ensino Médio. Para isso, o estudante possui mais disciplinas e professores especialistas em cada uma delas.

Buscamos promover um aprendizado interdisciplinar e desenvolver no aluno uma visão holística do seu processo de aprendizado, que será essencial não só para a continuidade dos seus estudos, mas também para a vida em sociedade.

 

Temos como objetivo para nossos alunos aprender a serem mais autônomos e independentes, pois não terá mais o apoio de um único professor para orientá-lo, e mais organizado, pois precisará lidar com diferentes tipos de conhecimentos e fontes de informação.

As Diretrizes Curriculares da Educação Básica preveem que, além dos componentes obrigatórios comuns da BNCC, a escola pode complementar a grade curricular com uma parte diversificada para “enriquecer o currículo, assegurando a contextualização dos conhecimentos escolares em face das diferentes realidades”. No entanto, possuímos a disciplina Educação Maker, Robótica e Produção de texto (técnicas de redação). Trabalhamos também o sócio emocional e as o uso da tecnologia interdisciplinarmente em forma de atividades que envolvam e fomentem a sociabilidade, empatia, respeito e inclusão social, para formar o estudante com competências fundamentais para a vida.

Independente das disciplinas, possuímos grandes responsabilidades nessa fase. A primeira é garantir que a passagem do Anos Iniciais para os Anos Finais do Ensino Fundamental ocorra de maneira natural, para que o aluno consiga se adaptar a essa mudança e não se desmotive.

A segunda grande responsabilidade, segundo a Base Nacional Comum Curricular, é “estimular a reflexão e a análise aprofundada e contribuir para o desenvolvimento, no estudante, de uma atitude crítica em relação ao conteúdo e à multiplicidade de ofertas midiáticas e digitais”.

Além disso, sabemos que cada ano dessa etapa apresenta desafios distintos e devemos nos preparar para superar cada um deles na formação integral de um aluno cidadão.

Fale com a Gente!
Enviar via WhatsApp