Adaptação

Dicas para o sucesso da adaptação escolar da sua criança

Por Redação do Colégio João de Barro

O período de adaptação escolar nem sempre é tranquilo como gostaríamos, as crianças choram, sentem falta de casa, dos pais, as mães sofrem por ficarem longe dos seus filhos e tudo é muito novo e, às vezes, assustador! Mesmo para as crianças maiores, quando mudam de escola ou ficam um período muito grande com os pais e não querem se afastar… Tudo isso faz com que o início das aulas seja um processo a ser visto com cuidado e atenção.

Por tudo isso, resolvemos ajudar você a entender melhor esse processo e lidar com ele da melhor maneira possível, sabendo que irá passar logo e tudo ficará bem! Aqui, você irá ver:

1. O que é o período de adaptação
  2. Dicas e informações sobre o período de adaptação
  3. A dica mais importante

O que é o período de adaptação

As mudanças tendem a nos causar receio, ansiedade e um pouco de insegurança. O retorno ou o primeiro contato da criança com a escola pode trazer um certo desconforto, sendo preciso que ela viva um período de adaptação ao novo, sendo assistida pela família e escola, de forma a transformar essa experiência em algo leve e confortável. Sabemos que as primeiras semanas não são fáceis nem para as crianças e nem para a família, por isso, vamos seguir algumas dicas e orientações para otimizar esse momento.

Dicas e orientações para o período de adaptação

1. As emoções na adaptação
  • É possível perceber na criança sentimentos e emoções adversas como abandono, insegurança e medo. Portanto, a família precisa expressar sua confiança aos pequenos para que eles se sintam encorajados a enfrentar o novo e vencer esse desafio. Aos poucos, eles vão se sentindo mais fortes e positivos.
  • Você escolheu a escola, portanto, confie que é um lugar seguro e acolhedor para sua criança. Ela perceberá seu sentimento e compartilhará dele.
  • Seja firme na despedida, não fique olhando para trás e retornando, seja natural e seguro garantindo que voltará para buscá-la.
  • Não faça promessas que não poderá cumprir, como “volto logo”, “estou aqui te esperando” e não se atrase para buscá-la. Isso gera ansiedade e insegurança.
  • Alterações de comportamento, aspectos físicos (febre, sono, falta de apetite) emocionais (choro, agressividade, humor instável) são normais, mas devem ser observados.

2. O tempo no processo de adaptação

• O processo pode demorar dias ou semanas, sendo de acordo com a personalidade de cada criança. Aos poucos, ela vai percebendo os benefícios da escola (fazer amizades, descobertas, aprender coisas novas, se divertir e socializar).
  • Evite anunciar antecipadamente o horário de ir para escola ou fazer comentários sobre a adaptação na presença da criança.
  • Combine com a escola de permanecer por perto (longe da vista da criança) durante um período.
  • Evite comentários, planos do que vocês pretendem fazer durante o período em que ela estará na escola. Inclusive, o ideal é ela perceber que, nesse horário, todos da família tem ocupação, como ela também terá a partir de agora.
  • O principal medo da criança pequena é ser abandonada pelos pais. Quando ela vai pela primeira vez para a escola, esse receio se torna constante. Por isso, é fundamental que, nos primeiros dias, a criança permaneça pouco tempo na escola e vá aumentando esse tempo gradativamente.
  • Ela está em um espaço que não conhece, com gente estranha. Para agravar, ainda tem pouca noção de tempo. Combine com a escola os horários apropriados para cada dia, de acordo com seu tempo de adaptação.

3. Como ajudar a criança no processo de adaptação

• Estimule a criança a andar em vez de ir para sala no colo, isso gera segurança e autonomia.
  • Evite interrogatórios sobre a escola nos primeiros dias, pois isso pode irritá-las e atrapalhar a adaptação.
  • Permita que a criança leve o objeto ou brinquedo preferido nas primeiras semanas de aula, isso ajuda a criança a sentir que pode ter um “pedacinho” do lar na escola, sentindo, assim, que o ambiente novo não tem o objetivo de afastá-la de casa, ela criará um elo entre os dois espaços. Consulte a escola sobre essa possibilidade.

Crie uma rotina diária para essa nova fase, crianças precisam de regras, saber que, agora, ir para escola fará parte de sua vida, fará com que ela se adapte mais rápido e melhor.

A DICA MAIS IMPORTANTE

Os pais também precisam se adaptar! Há mães que sofrem muito, até mais que o próprio filho (a). O sentimento é legítimo, afinal, a experiência é nova para a família também.

• Não deixe a criança ver que está sofrendo em deixá-la na escola. Isso afetará o estado emocional dela, que compartilhará do seu sentimento. Ela poderá entender que é algo ruim para ela.

E é nessa experiência que surgem milhares de dúvidas:

• “Vão deixar meu filho chorando?”
  • “Ele será alimentado direito?”;
  • “Vai ser mordido pelo colega?”;
  • “Meu filho vai poder tirar a soneca dele?”;
  • “Duas pessoas cuidando de tantas crianças não é pouco?”

E tantas outras que deixam as famílias aflitas.

Mas fiquem tranquilos, a relação entre família e escola precisa ser construída aos poucos e a sua base é a confiança.

Essa ligação não ocorre de imediato, mas vale a pena o tempo investido.

Passada a turbulência da adaptação, todos saem ganhando. Principalmente a criança.

Todos crescem, aprendem, amadurecem. Confie na sua decisão e na escola que escolheu e esteja sempre por perto, acompanhando tudo que sua criança irá vivenciar, não apenas na adaptação, mas ao longo de toda sua trajetória escolar.

No Colégio João de Barro, você pode ligar para perguntar se a criança está bem, acompanhar o processo de adaptação, negociar o horário de saída nos primeiros dias, e, dentro dos protocolos de segurança, sempre que possível, permanecer na escola durante um tempo para a criança se sentir segura.

Nosso objetivo é acolher sua criança, para que ela se sinta em casa aqui no nosso espaço!!