Espaço Escolar

A importância dos espaços escolares na aprendizagem da criança

Não há nada como chegar em um ambiente aconchegante  que nos traz conforto, paz, alegria e segurança. Quando estamos em um lugar que proporciona esse bem-estar, fica mais fácil absorver aprendizados, emoções positivas e construção de um rico e vasto conhecimento. Todos nós somos influenciados pelo meio que nos cerca e esta interação é necessária e inevitável. O ambiente nos forma, transforma e molda, tudo a partir das convivências e experiências que temos. Ao longo de toda nossa vida, isso construirá nossa história.

E não dá para falar sobre a influência dos espaços em nossa vida sem mencionar a criança e como isso é importante para sua formação. Tanto o ambiente escolar como outros externos exercem forte impacto no seu desenvolvimento. Como a criança passará grande parte da sua vida na escola, mostraremos a importância dos espaços nesse local e como são explorados por elas.

Maternal III – 2019 – exploração da área externa para contação de história

A escola e os espaços para o desenvolvimento da criança

A escola é um lugar que deve incentivar as crianças a quererem voltar e permanecer todos os dias, ela precisa conter espaços que as levem a sentirem-se acolhidas, seguras, amparadas e livres para criar e explorar.
Todos esses espaços precisam ser pensados para a criança, afinal, é ela quem irá desfrutar de todos eles em conjunto com as outras crianças e os adultos envolvidos no seu processo de aprendizagem.

O planejamento escolar e os espaços disponíveis

Pensar sobre o que queremos comunicar com as crianças é indispensável, por isso, no momento de um planejamento escolar, é necessário pensar que a sala de aula não é o único ambiente de aprendizagem, é preciso considerar os estímulos disponíveis em cada espaço e levar em consideração que tudo pode afetar os sentimentos, pensamentos e aprendizado dela. A utilização de espaços além da sala de aula amplia a visão de mundo da criança, proporcionando um aprendizado mais prático e realista. Todo espaço da escola precisa ter uma contextualização e intenção pedagógica para ser melhor aproveitado e explorado por ela..

Na hora de planejar, diversos fatores precisam ser levados em conta, como o uso das áreas de lazer, áreas ambientadas para determinado fim (como a quadra, por exemplo), o tamanho do espaço e como ele pode ser explorado, os aspectos visuais, materiais, a iluminação, o clima e até mesmo os objetos à disposição do aluno.

2019 – Maternal III – Projeto piquenique literário em ambientes diversificados

O espaço escolar e a necessidade da criança

Embora a sala de aula também deva ser um lugar ambientado para o aprendizado da criança, sendo acolhedor e oferecendo segurança a ela, é preciso compreender que, por mais agradável, amplo e divertido ela seja, a criança necessita estar em outros ambientes, vivenciando interações em espaços diversificados, para explorar, conhecer, amadurecer, criar e aprender. Os ambientes externos ajudam no desenvolvimento da interação social, coordenação motora, lateralidade, equilíbrio, noção espacial, regras e limites dentre outros.

O planejamento nas áreas externas promove, também, a aproximação da criança com o meio ambiente, que proporciona uma vida mais saudável, criativa, e a leva a desenvolver o amor pela natureza por meio da própria vivência. Já falamos sobre todos os benefícios do contato com a natureza, para saber mais, clique aqui.

Atividades direcionadas – Educação física (algumas fotos foram tiradas antes da pandemia)

O espaço com objetivo direcionado e livre

Momentos planejados e direcionados pelos professores em diversas áreas da escola são importantes em diferentes momentos do processo de aprendizagem. Ocupar um espaço com objetivo pedagógico não é apenas necessário como essencial para construir o pensamento concreto da criança, ensiná-la a respeitar regras e limites, ensinar por meio da prática, permitir o contato social e interação com os colegas de forma orientada e organizada, ensinar a criança noções de lateralidade, espaço, coordenação motora, trabalho em equipe, desenvolvimento cognitivo e socioemocional, também falado em nosso blog neste link.

Mas nem só de atividades direcionadas aprende a criança, permitir momentos de interação espontânea, exploração livre e brincadeiras escolhidas por elas são fundamentais para desenvolver a autonomia, a criatividade, o senso de liberdade, a maturidade e diversos fatores que fortalecem a autonomia da criança.

Momentos diversos – atividades direcionadas e livres (de 2019 a 2021)

Não podemos nos esquecer que espaço é um pano de fundo, o que se é proposto nele e a forma como é permitido que a criança o explore que o transformará em um ambiente propício ao aprendizado.
O conjunto de espaços adequados, com mobiliário, materiais didáticos, decoração, objetos e um planejamento voltado para o aluno torna a escola um ambiente adequado de aprendizagem e possível para a construção do conhecimento. Para ler mais sobre o assunto, clique aqui.

Galeria de fotos Colégio João de Barro – Atividades desenvolvidas em espaços diversificados, com propósitos variados. De 2019 a 2021.