Férias

Por que é tão importante tirar um tempo de férias?

Descansar não é apenas um luxo, mas uma necessidade. O nosso corpo e mente  precisam de pausas, até mesmo para ter forças para continuar produtivo.

Uma pessoa exaurida produz muito menos do que uma pessoa que tem qualidade de vida e que dedica um tempo para si. Seja trabalhando ou estudando, descansar possibilita a chance de aumentar consideravelmente o rendimento.

Além de fazer pequenas pausas ao longo do dia e da semana, tirar um período para se desligar, o máximo que puder, das atividades corriqueiras, é fundamental para “colocar as coisas em ordem” na sua mente e no seu corpo.

O que você vai ler neste texto:

1. Benefícios de tirar um tempo de férias.
  2. Como aproveitar melhor um longo tempo de férias.

Acervo interno: colônia de férias 2022 – Colégio João de Barro

São diversos os benefícios que um tempo de férias pode te proporcionar, dentre eles:

• Alívio do estresse;
    Em uma situação constante de cansaço e estresse, nem sempre conseguimos enxergar todas as possibilidades na solução de problemas. Se afastar e descansar, nos ajuda a ter mais clareza da situação por completo.
  • Tempo com a família;
    Nada melhor como tirar um tempo para dedicar às pessoas que amamos, as férias são uma ótima oportunidade para isso.
  • Criatividade e produtividade;
    Estar com a mente descansada é uma ótima maneira de desenvolver sua criatividade, afinal, a mente não estará ocupada com os milhares de afazeres escolares ou do trabalho.

Além disso, após descansar, claro que se sentirá renovado e disposto para produzir mais e melhor.

Acervo interno: Colônia de férias 2022 – Colégio João de Barro – Oficina de textura e arte.

Como aproveitar melhor um tempo longo de recesso, como as férias.

Sabemos que as férias não são apenas para descansar, mas também para se organizar e se preparar para o retorno às aulas das crianças, ao trabalho e as atividades normais de forma descansada e renovada. Para isso, é muito importante criar uma lista do que e quando fazer nesse período. Assim, o seu descanso será muito melhor aproveitado e suas férias mais produtivas:

• Resolva questões prioritárias;
    Priorize, nos primeiros dias, resolver questões urgentes como consultas médicas, organização de contas, planejamento de viagens, organização da casa (ou do quarto, para as crianças), e todas as pendências que se acumularam ao longo do ano.
  • Planeje as férias;
    Organize o que irá fazer em cada semana, caso vá viajar, confira tudo sobre ela, compre o que precisa, pense em atividades, especialmente para as crianças, que precisam de direcionamentos para preencher o tempo livre, claro, deixando espaço para que elas criem suas próprias brincadeiras. Procure criar uma rotina mais leve, ou, talvez, tenha alguns dias livres dela, para ajudar a relaxar.
  • Desconecte-se;
    Tente mostrar para as crianças que existem muitas coisas para fazer além de ficar ligado às telinhas, descansar de tanta informação faz bem para o corpo, mente e desenvolvimento das crianças.
  • Quando não se pode sair (chuvas, saúde…);
    Jogos em família, festa do pijama e receber alguns amigos em casa são ótimas alternativas para quando o jeito é passar as férias em casa. Seja criativo, escolha um momento para estar com a família, as crianças precisam dessa interação. Nada de somente sofá e Netflix, aproveite melhor seu tempo.
  • Colônia de férias;
    Algumas escolas oferecem Colônia de férias para as crianças durante o período de recesso escolar, se o plano é ficar em casa mesmo, que tal permitir que as crianças saiam um pouco e se divirtam com os amigos dentro da escola? Além da diversão, elas terão atividades guiadas que farão com que gastem bastante energia e aprendam brincando.

O colégio João de Barro oferece esse serviço e neste ano de 2022 o período será do dia 10/01 ao dia 28/01. Consulte a secretaria da escola para saber mais informações, ou clique aqui.

• Volte à rotina antes de voltar às obrigações;
    É importante preparar o seu corpo e mente para o retorno das aulas e ao trabalho, portanto, de forma leve, comece a voltar à rotina gradualmente, para que o retorno seja agradável e tranquilo. Assim, não voltará já cansado e desmotivado.

Acervo interno: Colônia de férias 2022 – Colégio João de Barro- modelagem

Escute seu corpo, descanse e desfrute desse tempo de férias com sabedoria e muito lazer, você e sua família merecem e precisam desse tempo de qualidade.