Hora do Sono

VALORIZE A HORA DE DORMIR

Cuidar do sono é algo que deveríamos ter como prioridade em nossas vidas, pois ele ajuda a regular todo o funcionamento do nosso corpo por toda nossa vida. Mas, se não dormimos bem, será difícil passar isso para as crianças sem que haja uma grande mudança em nossa rotina. Os hábitos são construções que fazemos com a persistência da repetição, dia após dia e, desenvolver nas crianças hábitos saudáveis de sono, requer um trabalho que envolva toda a família. Existem muitas estratégias para facilitar esse momento, por isso, selecionamos algumas delas para te ajudar com algumas dicas embasadas em estudos sobre o assunto.

Confira e verá que não custa nada aprender a dormir bem e, ainda, o hábito trará ricos benefícios para toda família.

1. Os benefícios do sono

Dormir é tão importante quanto ter um dia a dia cheio de energia e disposição, e, é claro, está diretamente ligado a esse efeito. Uma boa noite de sono nos traz diversos benefícios:

• Traz mais disposição.
  • Melhora sua imunidade.
  • Aumenta seu foco.
  • Aumenta sua criatividade.
  • Melhora seu humor, reduz o estresse e a ansiedade.
  • Interfere nas atividades físicas (assim como elas interferem na qualidade do seu sono).
  • Ajuda no processo de emagrecimento e melhora sua pele.

Esses são alguns dentre os diversos benefícios que você terá apenas por desfrutar melhor de um dos hábitos mais importantes que devemos ter: um sono de qualidade.

2. Vilões do sono

Sabemos que com a agitação do dia a dia nem sempre é fácil dormir sem o apoio de remédios, televisão, celular, dentre outros. Porém, muitos dos recursos que buscamos para dormir mais rápido, são opostos à qualidade do sono, o que pode afetar toda sua vida. Veja alguns deles:

• Tecnologia

Todo excesso faz mal e, embora a tecnologia tenha vindo para facilitar nossa vida, a grande quantidade de contato com ela pode nos prejudicar.

A luz azul das telinhas, o conteúdo viciante das redes sociais, as curiosidades que surgem durante a noite e tudo que nos leva ao contato excessivo durante a noite, podem nos atrapalhar a ter uma noite de qualidade. Portanto, desligue as telinhas pelo menos uma hora antes de dormir. Que tal ler um bom livro para substituir o hábito?

• Alimentação

Alguns alimentos podem atrapalhar o sono, dificultar a digestão e provocar refluxo.

• Não ter horários e rituais de sono

Não ter um horário padrão para dormir dificulta o processo e seu organismo não se acostuma com a rotina. Além disso, criar hábitos saudáveis antes de dormir ajuda seu cérebro a entender que está se preparando para isso.

• Ronco

O ronco é um dos grandes vilões do sono (e não estou falando para quem tem que escutá-lo, apenas), não é normal roncar, por isso, procure um médico e cuide disso.

• Cochilos longos no dia

Dormir por muitas horas ao longo do dia, especialmente perto da hora de se deitar, pode roubar seu sono a noite.

3. Quanto devo dormir por noite?

Antes de mostrar as dicas, veja essa tabela do tempo necessário de sono por faixa etária, que a Dra. Mariana Maia compartilhou

Claro que esse período pode sofrer variações, se você se sente disposto e cheio de energia com menos horas dormidas, não é necessário “completar” o tempo para entrar no padrão. Observe sempre o que seu corpo diz, afinal, ele fala: dormiu e ainda está cansado? Sente fadiga, irritabilidade ou sonolência? Observe o tempo que tem dormido e procure ajustar para sua necessidade de repouso, logo logo você verá os resultados.

4. Adote uma rotina noturna

É importante que a criança entenda quando chega a hora de dormir, exigir que ela se deite e feche os olhos enquanto todos em casa ainda estão agitados, em seus celulares ou televisão, por exemplo, pode ser um trabalho exaustivo. Portanto, se todos criarem o hábito de “silenciar” e “escurecer” a casa aos poucos, criará na criança uma compreensão de que está chegando a hora de dormir e, com o tempo, isso se tornará habitual. Quais são as atitudes para acalmar as noites antes de dormir?

• Leia uma história ou conte uma canção para a criança.
  • Reduza a iluminação, comece apagando algumas luzes gradativamente.
  • Desligue aparelhos audiovisuais, como televisão, vídeo game, celular…
  • Evite brincadeiras e jogos ativos, que possam agitar a criança, como correr pela casa.
  • Permita que a criança leve um brinquedo para cama, para se sentir segura. (Sempre observando se o tipo de brinquedo não é perigoso para o momento, claro).
  • Evite deixar a criança dormir na sua cama, assim se tornará mais fácil para ela dormir sozinha quando precisar.

5. Seja consistente

Dormir e acordar no mesmo horário todos os dias, até mesmo nos finais de semana,  ajuda a estabelecer uma rotina e criar um hábito, se feito com constância. O próprio corpo se acostuma com a prática e esse momento torna-se mais fácil e agradável. As crianças sentem-se mais confortáveis com uma rotina.

6. Faça atividades físicas e cuide da sua alimentação

Fazer exercício físico e manter uma alimentação saudável certamente irá te ajudar a dormir melhor, mas evite estimular seu cérebro e corpo muito próximo da hora de dormir.

O que sabemos é que a falta de sono traz consequências para diversas funções que executamos diariamente e, também, para nossa saúde atual e futura. Portanto, vamos cuidar do nosso sono e ensinar as crianças a terem bons hábitos desde a infância!!

Atenção!!

As informações apresentadas neste blog não devem ser usadas como um substituto para o atendimento médico e orientação do pediatra da sua criança. Podem haver variações no tratamento recomendado com base em fatos e circunstâncias individuais.

Fontes